sábado, 23 de maio de 2009

Bandeijão da UFRJ - Letras

E mesmo em tempos de Rio Restaurant Week, o DM não perde a pose e continua levando a você, leitora, o que há de melhor e mais barato na alta gastronomia estudantil de orçamento limitado.

Hoje é dia de Bandeijão. Durante anos, desde que entrei no Fundão, ouço falar da luta pelo restaurante universitário, que deveria oferecer comida subsidiada aos estudantes. O movimento enfim deu resultado e no ano passado foi inaugurado o Restaurante Universitário (RU) na Letras. Este ano inauguraram o oficial, que fica perto da EEFD. Pelo que ouvi, a cozinha ainda não está funcionando, e a comida já vem pronta. Não tem problema, vamos ao que interessa.

Após passar pela imensa fila, que assusta mas demora no máximo 10 minutos, entramos no salão lotado, e passamos por duas senhoras que verificam as carteiras de estudante e recebem a fabulosa quantia de R$2,00. Passada a catraca, funciona como uma linha de produção: pega o prato, bota na bandeija, pega potinho de salada, estende o prato, a mulher tasca arroz, tasca feijão, recolhe o prato, anda pro lado, estende o prato, a mulher tasca abobrinha, tasca carne, pega suquinho, pega sobremesa e... Ufa, acabou. Ainda meio atordoado, é preciso achar um lugar. A tarefa é complicada, e como as mesas são fixas para 4 pessoas, frequentemente acaba-se por almoçar com desconhecidos, o que pode ser bacana (ou não).

A comida, em si, é bem honesta. Achei a salada de tabule sofisticada pra um bandeijão. A abobrinha estava bem temperada, apesar de ser preparada daquele jeito que ela fica sem gosto de nada. (Mais sobre essa resmungação na nota ao final deste post aqui.) A carne, aceitávelmente macia, não estava lá muito saborosa, mas foi pra dentro. Considerando o preço de comida (a UFRJ paga cerca de $6,00 no total) e o fato de que ela é feita em enorme quantidade (800 refeições por dia), a qualidade é muito boa. O doce de leite servido como sobremesa era daqueles de lata bem vagabundos, mas tudo bem, dois reais, quem vai reclamar?

Fica só a sugestão para que se ofereça pelo menos duas opções de pratos. Mas do jeito que está, vai muito bem.




Serviço

Restaurante Universitário da UFRJ - Unidade Letras
Ilha do Fundão, Faculdade de Letras ("e de palavras inteiras também", segundo uma pixação que ficava na entrada do prédio)
O que comi: Salada de tabule com alface, arroz, feijão, abobrinha e picadinho, doce de leite, refresco de manga (R$2,00)
Benefício/Custo: bom

2 comentários:

Zitolito disse...

ótima dica.

Unknown disse...

"bandeija" e "bandeijão"?! Santa Maria Madalena!! e ainda está na UFRJ????