quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Enchendo Linguiça

A primeira expedição oficial do dicasmastigadas foi ao restaurante Enchendo Linguiça, no simpático bairro do Grajaú. Há muito tempo estava curioso para conhecer este lugar, que ficou famoso pelo seu Schweinhaxe, o joelho de porco.

Antes de começar, uma pequena discussão sobre o nome. O nome mais comum para o joelho de porco é Eisbein. Na internet, achei poucas ocorrências para Schweinhaxe ou Schweinaxe. Faria sentido, pois em alemão Schwein é porco, e axe, ou haxe, deve ter vindo de achse, que quer dizer eixo, que por sua vez parece com joelho. Enfim, se alguém tiver alguma informação sobre isso, adoraria saber.

Na época de sua inauguração, falava-se que seria uma fábrica de linguiças. No entanto, disseram que apesar das máquinas já estarem instaladas, falta uma autorização de não-sei-quem para começar a produção. Fica a pergunta: se as máquinas foram compradas antes de reforma ortográfica, será que eles conseguirão fazer a linguiça? Deixa pra lá...

Vamos ao que interessa: como o intuito era conhecer o lugar, começamos pegando leve com uma porção de linguiça calabresa acebolada com pão de alho, a R$15,60. Estava bem legal, mas fico me perguntando pra que botar óleo pra fritar uma linguiça. É só jogar o bicho na frigideira e a gordura começa a sair, não precisa botar mais.

Em seguida, me interessei por uma surpresa no cardápio: o caldinho Enchendo Linguiça. Além do feijão, vem um purê de batata dentro, muito gostoso, com os torresmos e salsinhas por cima. Não vem muito misturado, achei ótima ideia.

Depois resolvemos que era chegada a hora de encarar o joelho. A piadinha no cardápio ajudou a abrir o apetite. Acompanhamos o garçom tirando o espeto de dentro da televisão de cachorro, sempre imaginando se seria o de baixo, com sua gordura e mais a de todo mundo, ou o de cima, mais sequinho. Não deu pra ver.

Alguns minutos depois, o animal chegou à mesa, sem os ossos principais, da piadinha, mas ainda inteiro. Ficamos contemplando um tempo, até pedirmos para o garçom cortar mais um pouquinho. A forma de comer, assim como o prato em si, é um tanto ancestral, com todo respeito. Cada um vai caçando o seu pedaço, tentando pegar mais carne e menos gordura, mas isso vai ficando complicado.

O ápice foi quando estava me deliciando com a casquinha crocante, e uma nutricionista que estava à mesa comentou: "O prato todo deve ter uns 80% de lipídios, mas essa casquinha é 99% com certeza!".

Naquele momento senti minhas veias entupindo, podia até ver as placas de gordura se depositando e o sangue sofrendo pra passar. Mas tudo bem. Como diria um amigo, não tem problema.

Prosseguindo, o primeiro joelho veio acompanhado de um chucrute e maionese de batatas, e no segundo incluímos uma farofinha de ovos. Tudo muito bom.

É claro que eu talvez só volte a comer isso daqui a umas cinco encarnações, mas que é bom, isso é. A carne, por ter tanta gordura, é bem macia e saborosa. O problema é que depois pesa que é uma beleza.

O joelho de porco deve ser apreciado com moderação, mas quando for apreciar, aproveite!

S
erviço
Enchendo Linguiça
Av. Eng Richard nº2 A, Grajaú, Rio de Janeiro
O que comi: Joelho de Porco (R$34,50), Linguiça Calabresa com Pão de Alho (R$15,60), Caldinho Enchendo Linguiça (R$5,60)
Benefício/Custo: justo

ps: agradeço as fotos aos amigos Gaúcho e Regis e à tecnologia bluetooth, que me permitiu pegar as fotos para o meu celular.
[update] ps2: Não posso deixar de mencionar a participação do bloco Seu Cuca é Eu, cujo ensaio em frente ao restaurante animou nossa conversa e nos fez gritar um pouco mais. Seu Cuca é Eu!

3 comentários:

Zitolito disse...

bx, o aperitivo do pao de alho + calabresa tava sensacional.

Blog do Sorumba disse...

Po fiquei sem computador um tempão, mais tamos ai. Como é que tu vem na minha área e não me pede a benção ?

Buriti disse...

Fui lá hoje com a esposa, já conhecia a fama do lugar, mas brincadeira, esse joelho só perde prum leitão à pururuca que eu comi lá em Minas, mas isso é uma outra história.
O caldinho também é sensacional, acompanhado de uma Original estupidamente gelada.
Pra finalizar um cafezinho expresso pra dar aquele "levante" pra seguir pra casa.
E inclusive, tudo bem em conta.
Voltarei lá em breve para degustar o resto do cardápio