domingo, 28 de junho de 2009

Bar Adonis



Sexta foi dia de festa no Fundão. E, como sempre, fomos almoçar fora. Mas por sorte minha, resolvemos não ir até o Nova América, e arriscamos ir um pouco mais longe: o Adonis. Apesar de bem famoso, foi a minha primeira vez, e eu estava com boas expectativas, já que só ouvira falar bem de lá.

O começo não podia ser diferente: bolinhos de bacalhau e chopp. O bolinhos estavam muito bons, no nível do Portugália; a pimenta decepcionou um pouco: parecia "daquelas", mas era bem fraquinha. Engraçado é que ela vem num pote, com a tampa furada e um canudo no furo. Para servir, tampa-se a parte superior e depois solta-se em cima do prato. Bem engenhoso...

O primeiro chopp, supostamente um dos melhores do Rio, não veio bom. Talvez porque tenhamos pedido 10 de uma vez só, e o garçon tirou sem o menor cuidado. Os chopps seguintes justificaram o título de melhor do Rio.

Era chegada a hora de pedir o prato principal. A mesa, composta por umas 15 pessoas, já veio com o intuito de pedir a feijoada; portanto, o famoso bacahau de lá fica pra próxima.

Eu me considero um cara corajoso com um garfo e uma faca na mão; entretanto, orelha e pé, NÃO! Expliquei isso pro garçon, e ele gritou pra cozinha: "São três feijoada surda e manca!". Ok. "Sem olfato, também, moço.", acrescentei.

A feijoada é bem servida, como pode ser vista nas fotos, de qualidade razoável graças ao nosso amigo gaúcho. No total, foram 3 feijoadas para 12 pessoas. Sobrou bastante carne, apesar de que desta eu senti que minha barriga se dilatou alguns centímetros. Da próxima vez, eu pediria apenas duas, com um aditivo nos acompanhamentos, que vêm em quantidade desproporcional à da feijoada.

Aliás, os acompanhamentos merecem os parabéns de pé. Não só de feijão e carnes se faz uma feijoada. A couve mineira, a farofa e o torresmo, estavam deliciosos e completaram com maestria a saborosa feijoada.

Ah, a feijoada. Que delícia! Paio, carne seca, costela... A feijoada soava com se estivesse sendo preparada há dias. O feijão e seu caldo tinham um sabor inigualável. As carnes se desmanchavam, mostrando que de fato foram cozidas por bastante tempo no caldo. Ouvi reclamações de que a costela estava seca; ora bolas, as carnes da feijoada ficam secas porque são cozidas por muitas horas; o sabor vai todo para o feijão, na minha humilde opinião, assim é que deve ser feito.

Nem preciso dizer como foi o expediente de trabalho depos desta orgia. Na verdade, a minha primeira refeição de fato foi cerca de 28 horas depois do Adonis...

Update: Destaque especialíssimo aqui para a quantidade de sal! Tinha tudo pra dar errado, mas surpreendentemente o sal estava na medida certa (pra mim). Parabéns ao Adonis; coisa rara no Rio, comer com pouco sal.



Serviço
Bar Adonis
Rua São Luiz Gonzaga, 2156, loja A, Benfica, Rio de Janeiro
O que comi: Bolinhos de Bacalhau (R$2,50), Feijoada (R$55,00, para 4 ou 5)
Benefício/Custo: bom

10 comentários:

Thiago Prego disse...

Eu concordo com a análise, com exceção de o custo/benefício ser justo. 55/5 = 11 reais por pessoa para a feijoada. Comparando isso com outras feijoadas por aí, o preço está muito bom, pois a comida é de primeiríssima qualidade.

Zitolito disse...

Comida ótima, destaque para a língua, na consistência certa.

Alan disse...

Thiago: tem razão. Vou mudar pra "bom". Se bem que, se forem 5 Thiagos, uma feijoada só não dá não! Mas na média, tudo bem...

Zito: eu não achei nenhuma língua! Droga...

PC Filho disse...

Eu me considero um cara corajoso com um garfo e uma faca na mão; entretanto, orelha e pé, NÃO! Expliquei isso pro garçon, e ele gritou pra cozinha: "São três feijoada surda e manca!".

hahahahaha muito bom!!!

Violeta Gastronomia disse...

unhhhnnnnn, fiquei com água na boca!!! Adoro feijoada, e surda, manca e sem olfato é perfeitão!!!!

D.D disse...

Faltou a foto da Picanha! A mesma não deve ser desmerecida. Você pode não ter provado, mas de qualquer maneira ela estava bastante fotogênica! E atesto: saborosa.

KK disse...

feijoada surda, manca e sem olfato! Inveja grande daqui... muita vontade de comer uma feijoada (e vou ficar na vontade até ano que vem...)

abraço!

Alan disse...

D.D: Eu só costumo comentar (e postar fotos) sobre o que eu comi. E como você não me ofereceu sua picanha para eu provar.... :-)
Mas, o blog aceita colaborações, são sempre bem-vindas. É só escrever um texto e tirar uma foto tosca. Aliás,

el: Seu espaço está reservado faz tempo, continuo esperando posts do outro lado da terra. Enquanto isso, use a imaginação: caldo de missô cozinhando tripas de peixe, bifun refogado e kani de tiragosto. Está inaugurada a feijoada nissei!

Abs!

Anônimo disse...

A comida e otima, mas o preço, nem tanto.

Lenita disse...

Eu vou bebemorar lá hoje, com alguns amigos,pelo meu aniversário.Depois comento. Ok?