sábado, 7 de fevereiro de 2009

Conversa Fiada

Além do meu preconceito contra comida de shopping, que já foi devidamente desfiado aqui, outra categoria de restaurante não me agrada a priori: as franquias. Não sei porque, mas a sensação de padronização tira um pouco do prazer de estar num lugar. Você está alí, mas poderia estar acolá, e tudo seria igualzinho, o cardápido, o gosto, o nome do garçon. Sei lá, pode ser besteira minha, mas que eu não gosto de franquias, isso é certo. E o mais engraçado é que as classes de franquias e restaurantes de shopping muitas vezes se encontram no mesmo estabelecimento. Que coincidência, não?

A despeito disso tudo, quebrei todas as barreira e fui almoçar num domingo de sol no Conversa Fiada do Leblon. Tudo como manda o figurino de uma boa franquia: ambiente bem decorado, garçons felizes, tudo limpo e bonito. Das poucas opções de pratos (tudo bem, o lugar é um 'botequim', mais focado em petiscos), escolhemos uma picanha fatiada com acompanhamentos.

Mais uma vez, uma bela apresentação: a fatias do bicho vieram numa chapa, supostamente para ficarem quentes. Mas isso não aconteceu: em poucos minutos a carne estava gelada. Os acompanhamentos estavam ok, mas eu via a bolinha de queijo e só pensava nela sendo tirada do congelador direto para frigideira. Totalmente fake. Além disso, tinha uma televisão passando propaganda interna do bar, e toda hora anunciavam um evento musical patrocinado pela. Chama-se "Conversa Afinada". Esse pessoal tem um talento pra trocadilhos... Fico imaginando o sujeito que teve essa idéia: "Nossa, tive um GRRAAANDE insight: Conversa Afinada", disse ele, com a boa cheia.

Depois de pedir para botar as sobras numa quentinha, fui seduzido pela bela geladeira da Häagen-Dazs e resolvi pedir um potinho de sorvete pela maravilhosa pechincha de R$10. Homenageando minhas origens, escolhi o chocolate belga. Mas até o Häagen-Dazs, que já vem pronto, eles conseguiram estragar: estava completamente mole.

Enfim, não foi uma desgraça completa, mas o meu preconceito contra as franquias ganhou mais força com esse almoço.



Serviço

Conversa Fiada - Leblon
Rua Ataulfo de Paiva, 900, Leblon, Rio de Janeiro
O que comi: Picanha Fatiada para 2/3 (R$49,50), Potinho de Häagen-Dazs (R$10,00)
Benefício/Custo: ruim

3 comentários:

Unknown disse...

eu gosto das franquias! quando você está em algum lugar onde nenhum dos restaurantes por perto é de confiança, a franquia sempre te salva porque o esquema dela já é conhecido!
mas de qualquer forma está anotado que é pra evitar comer no conversa fiada!
beijos!

Blog do Sorumba disse...

Ta caindo o padrão em...

Alan disse...

Caro Sorumba,
Se eu ficar analisando somente os clássicos da pesada, o blog fica chato. Tenho que descontar o mau-humor nas coisas ruins.

Lia, minha filha,
Vocë ainda tem muito o que aprender nesta vida.É justamente indo nos lugares sem confiança que fazemos as grandes descobertas. Senão acaba que nem alguém que conheço, que viajou pra Nova Iorque e só comeu no M*cD*n*ld. Dá arrepio só de pensar.