quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cia Oriental

Sempre que vou a São Paulo, seja a trabalho ou lazer, minha primeira preocupação é: onde comer?

Há algum tempo a primeira opção já é certa: o Restaurante Cia Oriental, na Liberdade. A vontade de experimentar coisas novas é grande, mas esse lugar tem algo que me atrai e sempre acabo fazendo pelo menos uma refeição por lá.

Os restaurantes japoneses da Liberdade são bem diferentes dos do Rio. Lá parece um pouco mais autêntico, com cardápios escritos em ideogramas, e alguns lugares os garçons mal falam português. Por sorte, costumam botar fotos para ajudar. O resultado prático disto é uma variedade maior de práticos típicos, fugindo dos sushis e sashimis que sempre vemos por aqui.

O Cia Oriental oferece pratos Chineses, Japoneses e Coreanos, além de Brasileiros. Não é tão tradicional quanto outros por lá, mas come-se ótimos pratos típicos por um preço muito justo.

O meu favorito é um coreano, que aparece na primeira foto (que esqueci de anotar o nome). É composto por uma bacia com diversos legumes picados, cobertos com sashimis e pedaços de algas. Acompanha um missoshiro, uma tijela de arroz e um pedaço de acelga apimentada. (Você sabia que se come acelga na Coréia do Sul? Nem eu...)

Meus companheiros de mesa pediram os indefectíveis combinados e yakissobas. Protestei, disse que era falta de imaginação, que isso podem comer qualquer hora aqui no Rio, que havia outros pratos esquisitíssimos, etc...

Pois bem, tive que dar o braço a torcer. Até nisso eles dão um banho nos nossos japas: olhem bem a cara deste yakissoba! Delícia. E, no meio do combinado, eis que surge um enrolado de salmão com gema de ovo. Nossa, inacreditável. Bela pedida.

Para finalizar, o restaurante com uma sorveteria que oferece um sorvete de gengibre sensacional.
O restaurante fica no quarto andar de uma galeria, não é o lugar mais agradável do mundo. Mas confesso que é difícil não passar lá nas minhas visitias à paulicéia.


Serviço
Cia Oriental
Rua Galvão Bueno, n. 40/44, 4 andar, Liberdade, São Paulo
O que comi: (Desculpem, não anotei nada. Só me lembro que o prato coreano lá de cima custa R$17,50)
Benefício/Custo: justo

2 comentários:

Antonio Oswaldo Cruz disse...

Também sofro com a falta de imaginação dos colegas: este ano fui na Liberdade, entramos em um restaurante (chamado Sendai) e todos, eu digo todos, comeram o yakissoba básico (que na verdade estava muito bom). Eu pedi um tirashi que estava de outro mundo inclusive com ouriço, algo que nunca havia comido.

Zitolito disse...

Esse combinado parece fantástico.